::: Monografias Prontas.Br ::: O Canal das Monografias Prontas - Aqui Com Certeza a Sua Monografia e Você é APROVADO.

Somos perito na elaboração de Projeto de Monografias, Monografias Prontas, TCC Pronto, Monografias, Temas de Monografias Prontas, Artigos Científicos

 

 

Especialistas na Confecção de Monografias Prontas, TCC's Prontos, Projetos de Monografias e Temas de Monografias

Trabalhamos na preparação de Monografias de Graduação, Monografias de Pós-Graduação, Dissertação de Mestrado, Teses de Doutora e Artigos Científicos.

O que é uma Tese de Doutorado

Atualmente, no Brasil, é comum e o inspira que a sobrevivencia à da graduação entra no mundo do desconhecido da ciência, inicialmente passando pelo mestrado (Pós-Graduação Stricto Sensu), para em seguida a realização do doutorado. É importante notar que uma diferença entre os dois cursos de pós-graduação stricto sensu é o requerimento final de formação: onde no curso de mestrado é necessário realizar uma apresentação da dissertação e no doutorado deve-se defender uma tese do doutorado. Porém no que diferem esses dois ?

Do ponto de vista do estilo de redação, teses são um tipo especial de dissertação. Academicamente, a diferença é muito maior. Uma dissertação de mestrado não precisa ser o relato de uma pesquisa original. Em muitos cursos de mestrado, especialmente os lato sensu (especialização), o candidato pode apenas escrever sobre um tema científico de interesse, resumindo o conhecimento na área e, opcionalmente, dando sua opinião. Já a tese é uma dissertação na qual se defende uma idéia científica original. Ou seja, na tese produz-se conhecimento novo. Hoje em dia, contudo, a maioria dos programas de pós-graduação acadêmicos (stricto sensu) exige que mestrandos também defendam trabalhos originais para colar grau; talvez daqui a pouco passemos a chamar ambos os trabalhos pelo mesmo nome.

A tese é, em suma, uma proposição sobre como funciona um fenômeno de interesse. Ela é a resposta para uma pergunta científica e por isso tem a forma de uma afirmação. Por exemplo: algumas aranhas que vivem em bromélias são mutualistas com elas, porque lhes fornecem nutrientes vindos de restos de alimentos e excretas (Romero 2005). A tese, filosoficamente, é uma nova hipótese que foi testada pelo proponente e que ele não pôde refutar; por isso ela é aceita provisoriamente como a resposta da pergunta de trabalho. Essa mensagem central é a tese: todo o resto do texto serve para embasá-la e justificar sua relevância. A tese pode ter tanto um caráter qualitativo quanto quantitativo; pode ser mais voltada para história natural (focada no organismo) ou orientada por teorias gerais. A tese não precisa ser necessariamente baseada em dados novos coletados no campo ou no laboratório pelo candidato; ela também pode ser baseada em dados compilados da literatura ou de bancos de dados. A tese também pode se basear em uma revisão da literatura, desde que essa revisão gere conhecimento novo, seja na forma de síntese ou meta-análise (veja algumas dicas sobre como fazer uma revisão).

Sendo assim, não tem sentido um candidato a doutor apresentar uma tese, na qual não há uma pergunta clara e uma hipótese devidamente testada. Ao contrário do que muitos pensam, um doutorado sem pergunta não faz sentido; mesmo uma pesquisa de história natural bem-feita tem perguntas e hipóteses. No doutorado, para se tornar um cientista, o candidato precisa aprender a investigar fenômenos e propor explicações para eles. Só se consegue isso através de muito treino no método hipotético-dedutivo. Ser cientista é resolver problemas científicos através da elaboração de hipóteses e da confrontação destas com a realidade, a fim de ajudar a construir arcabouços e teorias.

Contudo, só desenvolver a pesquisa não basta. Como a ciência é uma atividade social, é preciso comunicar as suas descobertas à comunidade científica e tentar convencer os colegas de que suas interpretações são válidas; senão suas descobertas serão simplesmente ignoradas. Por isso a apresentação formal da tese a um comitê de cientistas mais experientes, a famigerada banca, é chamada de defesa. É claro que, para um doutorando, esse é um momento de muito estresse, tensão e insegurança. Mas a defesa nada mais é do que a primeira experiência formal com uma atividade que precisará ser repetida por toda a carreira. Quando submetemos um manuscrito para publicação em uma boa revista científica, os debates com o editor e os revisores são, no fundo, uma defesa de tese (mas sem plateia ou torcida, rs). Assim, pelo menos nas ciências naturais, faz mais sentido que a tese escrita deixe de ter o formato clássico de dissertação e passe a ser uma compilação dos artigos derivados das pesquisas feitas pelo candidato durante o curso. E, de preferência, o texto deve ser escrito sempre na língua franca do seu tempo para ser acessível a um número maior de pessoas no mundo todo. Atualmente a língua franca é o inglês, mas antigamente já foram o grego, o latim e o francês.

Voltando ao mestrado, na minha opinião, o sentido desse curso deveria ser repensado, pois ele acabou virando uma ponte para o doutorado. Ele poderia voltar ao seu formato original e ser um curso de formação de professores do ensino superior, já que hoje em dia aspirantes a cientista não aprendem mais técnicas para dar aulas. Ou então o mestrado deveria ser extinto como curso independente, sendo incorporado ao bacharelado; este seria acrescido de um ano, durando ao todo cinco anos no caso da Biologia, para que a iniciação científica fosse reforçada (como no antigo sistema alemão do Diplomarbeit).

Por fim, recomendo que os aspirantes reflitam continuamente sobre o que é uma tese e para que serve uma pós-graduação. Infelizmente, a falta de informação e orientação leva muitos ao estresse, à frustração e até mesmo ao abandono da carreira, desperdiçando energia pessoal e dinheiro público. A pós-graduação, apesar de muito estimulante para quem tem vocação de cientista, pode ser ser também estressante. Por isso, escolha bem o seu orientador; essa escolha é mais importante do que a do curso no qual você vai ingressar.

Trabalho de Conclusão de Curso
  • A Preparação do Trabalho de Conclusão de Curso vai da Coleta do Material até a Apresentação e Aprovação do TCC, trabalhamos desde a orientação do trabalho para que o aluno possa preparar o seu próprio trabalho, e/ou caso necessário elaboramos todo o trabalho de monografia e entregamos a monografia pronta ao aluno, caso seja necessário, desde modo ficando à cargo do aluno apenas estudar o material enviado para a aprovação da sua Monografia.
    Consulte nossos preços
Monografias de Pós-Graduação
  • A Elaboração da Monografia de Graduação ou de Pós-Graduação exige uma maior afinação na preparação da Monografia e nós estamos aqui para esta afinação e sintonia que falta para você ter sua Monografia Pronta, com uma equipe especializada, composta por mestres e doutores formado nas melhores instituições do país, somos capacidades a realizar o seu trabalho com o máximo de qualidade, a ponto de garantirmos a sua aprovação na Monografia Pronta.
    Consulte nossos preços
Dissertação de Mestrado
  • Nossas Dissertações de Mestrado é elaborado em linguagem de alto nível e com o máximo de rigor no momento do desenvolvimento (desde a introdução até o estudo de caso), proporcionando o máximo em qualidade, rendundancia e satisfação para o seu trabalho de conclusão e apresentação.
    Consulte nossos preços
Tese de Doutorado
  • Nossos trabalhos além de propor algo inédito em uma Tese de Doutorado é propor uma Tese de Doutorado de qualidade com boas referências bibliográficas para que tenha uma boa Sustentação no momento da apresentação do mesmo.
    Consulte nossos preços
Plano de Marketing
  • Temos Professores de Marketing altamente qualificado para elaboração de qualquer Modelo e Estilo de Plano de Marketing, Plano de Negócio, Estratégia, Abertura e Criação de Empresas e Negócios.
    Consulte nossos preços
Artigo Científico
  • Um Artigo Científico ou uma Produção Científica elaborado com qualidade é muito favorável, pois poderá leva-lo para Apresentações em Congresso ou mesmo a Publicação do trabalho em Jornais e Revistas Científicas da área de Estudo.
    Consulte nossos preços
Monografias Prontas e Trabalhos Prontos
  • A Preparação do Trabalho de Conclusão de Curso vai da Coleta do Material até a Apresentação e Aprovação do TCC, orientamos você no que precisar para a aprovação da sua Monografia. Nós da equipe Monografias Prontas.Br temos uma equipe altamente capacitada especialmente para atender o setor de Monografias Prontas & Trabalhos Prontos, deste modo realizamos diversos temas nas mais diversificadas áreas, afim de atender exatamente a necessidade dos nossos estudantes. Consulte nossos preços